O POTENCIAL EDUCATIVO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0005

Autores/as

  • Tatiane Chagas Lemos FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE/UERJ

Palabras clave:

rádios comunitárias, Educação, singularidade, produção de subjetividade.

Resumen

Este trabalho buscou analisar o potencial educativo/subversivo das rádios comu­nitárias, tendo como base um trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social do Município de Duque de Caxias no período de 2007, que foi a implantação do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano na rádio comunitária, Radio Juventude. Através do diálogo com os autores pós-estruturalistas Deleuze, Guattari, Negri, dentre outros, e utilizando-se dos conceitos de Singularidade, Li­nhas de fuga e Império tentou esboçar as possibilidades de enfrentamento exis­tentes na contemporaneidade. Tal potencialidade, nos ajuda a entender que nos dias atuais, as rádios comunitárias representam uma ameaça as mídias de massa a medida que potencializa e possibilita novos agenciamentos coletivos de produção de subjetividade sendo seu produto resultante de processos de cooperação.

Biografía del autor/a

Tatiane Chagas Lemos, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE/UERJ

MESTRE EM EDUCAÇÃO CULTURA E COMUNICAÇÃO

Publicado

2012-11-22

Cómo citar

LEMOS, T. C. O POTENCIAL EDUCATIVO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i2.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 149–166, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2996. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos