CONSUMO E CULTURAS HÍBRIDAS: UM ENSAIO EM LENTES ANTROPOLÓGICAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0010.

Autores

  • Gustavo Emanoel Pacheco Portes Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Marcelo Engel Bronosky Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Cultura, consumo, antropologia do consumo.

Resumo

Este artigo apresenta reflexão sobre a relação entre o fenômeno das culturas híbridas contemporâneas proposto por Canclini (2000) – relacionado ao multiculturalismo – e as dinâmicas de consumo com base em uma visão antropológica. Como pontua Levi-Strauss (1962), a antropologia passou, nas últimas décadas, por um deslocamento de perspectiva: ao passo que as culturas exóticas foram sendo conhecidas e perdendo seu exotismo, a disciplina deslocou seu foco do distante exótico desconhecido para o local desconhecido exótico. Passou a observar as cidades como universos de pesquisa e as relações sociais urbanas se tornaram objeto, entre as quais os fenômenos de consumo. Nesse sentido, o ensaio trata das relações entre culturas híbridas e consumo por uma ótica antropológica.

Biografia do Autor

Gustavo Emanoel Pacheco Portes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas, área de concentração História, Cultura e Cidadania, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e Bacharel em Administração, habilitação em Comércio Exterior, ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, realiza pesquisa sobre Antropologia e Consumo, relacionando Sociedade, Individuo e Consumo.

Marcelo Engel Bronosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Comunicação Social na área de concentração em Teoria e Ensino da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), na área de concentração em Processos Midiáticos. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa com Dedicação Exclusiva nos cursos de graduação em Jornalismo e no mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, além de vice-diretor do Forúm Nacional de Professores em Jornalismo e coordenador do Grupo de Tratabalho: Produção Laboratorial: Impressos. Tem experiência na área de teoria do jornalismo, mais especificamente no pesquisa em lógicas da produção, consumo e circulação de produtos midiáticos de carater jornalístico.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

PACHECO PORTES, G. E.; ENGEL BRONOSKY, M. CONSUMO E CULTURAS HÍBRIDAS: UM ENSAIO EM LENTES ANTROPOLÓGICAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0010. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 123–130, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3573. Acesso em: 27 abr. 2024.