CONSUMO E CULTURAS HÍBRIDAS: UM ENSAIO EM LENTES ANTROPOLÓGICAS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0010.
Palavras-chave:
Cultura, consumo, antropologia do consumo.Resumo
Este artigo apresenta reflexão sobre a relação entre o fenômeno das culturas híbridas contemporâneas proposto por Canclini (2000) – relacionado ao multiculturalismo – e as dinâmicas de consumo com base em uma visão antropológica. Como pontua Levi-Strauss (1962), a antropologia passou, nas últimas décadas, por um deslocamento de perspectiva: ao passo que as culturas exóticas foram sendo conhecidas e perdendo seu exotismo, a disciplina deslocou seu foco do distante exótico desconhecido para o local desconhecido exótico. Passou a observar as cidades como universos de pesquisa e as relações sociais urbanas se tornaram objeto, entre as quais os fenômenos de consumo. Nesse sentido, o ensaio trata das relações entre culturas híbridas e consumo por uma ótica antropológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).