MUDANÇAS DE CRITÉRIO CONTÁBIL NA DEPRECIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: UM RELATO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0008

Autores

  • Rosaly Machado UEPG
  • Daniele Freytag UEPG
  • Karla Renata Maliski UEPG

Palavras-chave:

Contabilidade Pública, Depreciação, NBC T 16.9, Patrimônio Público

Resumo

Com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), a contabilidade pública recebe uma nova abordagem e passa a incluir, além do enfoque orçamentário, a visão patrimonial. Uma das mudanças é a obrigatoriedade da depreciação para todas as entidades públicas, de acordo com a Norma Brasileira Técnica 16.9 (NBC T 16.9). Assim, o presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar quais os procedimentos adotados por uma instituição pública estadual para se adaptar ao novo cenário e buscar informações sobre a situação em que se encontram os registros dos bens patrimoniais dessa instituição em confronto com as medidas a serem adotadas para cálculo e registro da depreciação. Os resultados mostraram que a instituição está realizando o levantamento patrimonial, para posteriormente adotar as novas regras relativas à depreciação no setor público, com a finalidade de demonstrar a sua real posição patrimonial.

Biografia do Autor

Rosaly Machado, UEPG

Mestre em Engenharia de Produção -Linha de Pesquisa Gestão do Conhecimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR em Ponta Grossa.
Pos Graduada em Engenharia de Produção pela UTFPR em Ponta Grossa
Especialista em MBA "Contabilidade e Finanças, Auditoria e Controladoria" pela Faculdade UNIANDRADE em Ponta Grossa - PR.
Professsora Adjunta do Curso de Cências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Coordenadora de Estágio Supervisionado I II III do Curso de Cências Contábeis da UEPG
Coordenadora de Trabalhos Ciêntíficos do Congresso Empresarial de Prestadores de Serviços
CEPS- CG, dos Campos Gerais  em 2012 - Ponta Grossa PR.
Membro do Instituto de Pesquisa de Contabilidade (IPEC) em Ponta Grossa

Daniele Freytag, UEPG

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Karla Renata Maliski, UEPG

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

MACHADO, R.; FREYTAG, D.; MALISKI, K. R. MUDANÇAS DE CRITÉRIO CONTÁBIL NA DEPRECIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: UM RELATO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0008. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 99–111, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/4153. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos