Marx e a “Renda Básica Universal”: a ideia de transição capitalista ao comunismo na filosofia política de Philippe Van Parijs

Autores

  • Ricardo Rojas Fabres Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho afirma que a preocupação central do projeto marxiano se refere aos mecanismos que separam o  homem de sua humanidade – isto é, a ideia de que a atividade capitalista de produção, por meio da alienação, impede o florescimento humano. Assim, considera-se o comunismo, em Marx, como uma forma de organização social baseada no ideal de vida boa enquanto autorrealização coletiva. A partir disso, pretende-se advogar em defesa da compatibilidade entre essas premissas centrais da teoria marxiana e uma proposta radical de justiça distributiva. Nesse sentido, buscaremos relacionar essa perspectiva marxista com a filosofia política de Philippe Van Parijs, especificamente com sua proposta de uma Renda Básica Universal – que consiste em uma renda mínima e incondicional para todos os membros de uma comunidade, independente de trabalho, renda ou contribuição tributária. A tese que será sustentada é que a Renda Básica Universal pode ser concebida como medida para realizar parcialmente os imperativos marxistas em um contexto de escassez moderada.

O trabalho afirma que a preocupação central do projeto marxiano se refere aos mecanismos que separam o homem de sua humanidade – isto é, a ideia de que a atividade capitalista de produção, por meio da alienação, impede o florescimento humano. Assim, considera-se o comunismo, em Marx, como uma forma de organização social baseada no ideal de vida boa enquanto autorrealização coletiva. A partir disso, pretende-se advogar em defesa da compatibilidade entre essas premissas centrais da teoria marxiana e uma proposta radical de justiça distributiva. Nesse sentido, buscaremos relacionar essa perspectiva marxista com a filosofia política de Philippe Van Parijs, especificamente com sua proposta de uma Renda Básica Universal – que consiste em uma renda mínima e incondicional para todos os membros de uma comunidade, independente de trabalho, renda ou contribuição tributária. A tese que será sustentada é que a Renda Básica Universal pode ser concebida como medida para realizar parcialmente os imperativos marxistas em um contexto de escassez moderada.

Biografia do Autor

Ricardo Rojas Fabres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-04-13

Como Citar

FABRES, R. R. Marx e a “Renda Básica Universal”: a ideia de transição capitalista ao comunismo na filosofia política de Philippe Van Parijs. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7827. Acesso em: 26 abr. 2024.