Marx e a “Renda Básica Universal”: a ideia de transição capitalista ao comunismo na filosofia política de Philippe Van Parijs

Autores/as

  • Ricardo Rojas Fabres Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O trabalho afirma que a preocupação central do projeto marxiano se refere aos mecanismos que separam o  homem de sua humanidade – isto é, a ideia de que a atividade capitalista de produção, por meio da alienação, impede o florescimento humano. Assim, considera-se o comunismo, em Marx, como uma forma de organização social baseada no ideal de vida boa enquanto autorrealização coletiva. A partir disso, pretende-se advogar em defesa da compatibilidade entre essas premissas centrais da teoria marxiana e uma proposta radical de justiça distributiva. Nesse sentido, buscaremos relacionar essa perspectiva marxista com a filosofia política de Philippe Van Parijs, especificamente com sua proposta de uma Renda Básica Universal – que consiste em uma renda mínima e incondicional para todos os membros de uma comunidade, independente de trabalho, renda ou contribuição tributária. A tese que será sustentada é que a Renda Básica Universal pode ser concebida como medida para realizar parcialmente os imperativos marxistas em um contexto de escassez moderada.

O trabalho afirma que a preocupação central do projeto marxiano se refere aos mecanismos que separam o homem de sua humanidade – isto é, a ideia de que a atividade capitalista de produção, por meio da alienação, impede o florescimento humano. Assim, considera-se o comunismo, em Marx, como uma forma de organização social baseada no ideal de vida boa enquanto autorrealização coletiva. A partir disso, pretende-se advogar em defesa da compatibilidade entre essas premissas centrais da teoria marxiana e uma proposta radical de justiça distributiva. Nesse sentido, buscaremos relacionar essa perspectiva marxista com a filosofia política de Philippe Van Parijs, especificamente com sua proposta de uma Renda Básica Universal – que consiste em uma renda mínima e incondicional para todos os membros de uma comunidade, independente de trabalho, renda ou contribuição tributária. A tese que será sustentada é que a Renda Básica Universal pode ser concebida como medida para realizar parcialmente os imperativos marxistas em um contexto de escassez moderada.

Biografía del autor/a

Ricardo Rojas Fabres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRGS.

Publicado

2016-04-13

Cómo citar

FABRES, R. R. Marx e a “Renda Básica Universal”: a ideia de transição capitalista ao comunismo na filosofia política de Philippe Van Parijs. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7827. Acesso em: 22 jul. 2024.