A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA OBRA CANCIONEIRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1917-1937): “UIRAPURU” E O “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”

Autores

  • Verônica Karina Ipólito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Lucimeire Severo da Silva Lima Pós-graduanda do curso de especialização em Música. Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palavras-chave:

Heitor Villa-Lobos, Uirapuru, O descobrimento do Brasil, representação indígena, música.

Resumo

Este trabalho analisa a representação indígena na obra de Heitor Villa-Lobos, em especial nas suas composições Uirapuru (1917) e o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” (1937). Em uma breve análise de sua produção musical foi possível notar que Villa-Lobos se dedicou na composição de canções que apresentassem o índio como parte integrante da nação. Entre 1930 e 1940, por meio de sua obra cancioneira e no trabalho de exaltação do índio, Villa-Lobos contribuiu para tornar a música um instrumento propagador dos ideais políticos fundamentados em um Estado centralizador e totalitário. Deste modo, escolhemos o ano de 1937 como encerramento de nossa pesquisa pelo fato de Villa-Lobos ter produzido, na ocasião, o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” no momento oportuno de implantação do Estado Novo (1937-1945). Tal recorte temporal baseia-se no levantamento de fontes realizadas no Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro (RJ, Brasil).

Biografia do Autor

Verônica Karina Ipólito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em História (linha de pesquisa: Política e Movimentos sociais) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialista em Concepções em Ética e Política pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (2010). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Assis). Foi Professora Assistente (colaboradora) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre os anos de 2010 a 2012.

Lucimeire Severo da Silva Lima, Pós-graduanda do curso de especialização em Música. Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professora de Música. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG).

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

IPÓLITO, V. K.; LIMA, L. S. da S. A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA OBRA CANCIONEIRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1917-1937): “UIRAPURU” E O “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9963. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos