A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA OBRA CANCIONEIRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1917-1937): “UIRAPURU” E O “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”
Palabras clave:
Heitor Villa-Lobos, Uirapuru, O descobrimento do Brasil, representação indígena, música.Resumen
Este trabalho analisa a representação indígena na obra de Heitor Villa-Lobos, em especial nas suas composições Uirapuru (1917) e o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” (1937). Em uma breve análise de sua produção musical foi possível notar que Villa-Lobos se dedicou na composição de canções que apresentassem o índio como parte integrante da nação. Entre 1930 e 1940, por meio de sua obra cancioneira e no trabalho de exaltação do índio, Villa-Lobos contribuiu para tornar a música um instrumento propagador dos ideais políticos fundamentados em um Estado centralizador e totalitário. Deste modo, escolhemos o ano de 1937 como encerramento de nossa pesquisa pelo fato de Villa-Lobos ter produzido, na ocasião, o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” no momento oportuno de implantação do Estado Novo (1937-1945). Tal recorte temporal baseia-se no levantamento de fontes realizadas no Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro (RJ, Brasil).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).