A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA OBRA CANCIONEIRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1917-1937): “UIRAPURU” E O “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”

Autores/as

  • Verônica Karina Ipólito Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Lucimeire Severo da Silva Lima Pós-graduanda do curso de especialização em Música. Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palabras clave:

Heitor Villa-Lobos, Uirapuru, O descobrimento do Brasil, representação indígena, música.

Resumen

Este trabalho analisa a representação indígena na obra de Heitor Villa-Lobos, em especial nas suas composições Uirapuru (1917) e o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” (1937). Em uma breve análise de sua produção musical foi possível notar que Villa-Lobos se dedicou na composição de canções que apresentassem o índio como parte integrante da nação. Entre 1930 e 1940, por meio de sua obra cancioneira e no trabalho de exaltação do índio, Villa-Lobos contribuiu para tornar a música um instrumento propagador dos ideais políticos fundamentados em um Estado centralizador e totalitário. Deste modo, escolhemos o ano de 1937 como encerramento de nossa pesquisa pelo fato de Villa-Lobos ter produzido, na ocasião, o fundo musical para o filme “Descobrimento do Brasil” no momento oportuno de implantação do Estado Novo (1937-1945). Tal recorte temporal baseia-se no levantamento de fontes realizadas no Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro (RJ, Brasil).

Biografía del autor/a

Verônica Karina Ipólito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre em História (linha de pesquisa: Política e Movimentos sociais) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (2009). Especialista em Concepções em Ética e Política pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (2010). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Assis). Foi Professora Assistente (colaboradora) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre os anos de 2010 a 2012.

Lucimeire Severo da Silva Lima, Pós-graduanda do curso de especialização em Música. Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professora de Música. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura (UEPG).

Publicado

2017-05-25

Cómo citar

IPÓLITO, V. K.; LIMA, L. S. da S. A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NA OBRA CANCIONEIRA DE HEITOR VILLA-LOBOS (1917-1937): “UIRAPURU” E O “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9963. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos