A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS REFUGIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS INICIATIVAS INSTITUCIONAIS
Abstract
Diante da temática dos refugiados, o presente artigo se apresenta com o objetivo de analisar as iniciativas criadas e desenvolvidas por instituições escolares para o alcance da integração no contexto escolar, entendendo de que forma buscam esta integração mediante aos desafios encontrados. A análise teórica se fundamenta nas compreensões conceituais acerca do tema, nas questões da integração de identidade e cultura. O eixo final de análise, executado através de pesquisa de campo observou a relação entre alunos refugiados e a comunidade escolar e a dinâmica educacional para promoção da integração. Os resultados foram analisados a partir dos estudos de André (2016) e Hall (1992, 2003) e apontam que as instituições pesquisadas estão desenvolvendo projetos para favorecer a integração do aluno estrangeiro, porém, percebem-se falhas quando se trata dos objetivos desses projetos, que voltam as estratégias para a transposição da barreira linguística em detrimento do ensino da pluralidade cultural para a integração do aluno.
Palavras-chave: Refugiados. Integração. Identidade. Cultura. Práticas educacionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).