UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA A CIÊNCIA, PARA TECNOLOGIA E PARA SOCIEDADE
Keywords:
conhecimento matemático, precisão, ciência, tecnologia e sociedadeAbstract
Neste artigo, tivemos como finalidade enfatizar a importância do conhecimento matemático em sua íntima relação com a ciência, com a tecnologia e com o contexto social, tendo como respaldo o enfoque histórico sobre a idéia de precisão. Assim, destacamos a figura de Galileu como o precursor de um mundo matematizado, no qual se pode aplicar a matemática para resolver os problemas da matéria, obtendo grande êxito nas investigações. Os estudos até então realizados buscavam explicar a essência e a qualidade dos objetos, porém Galileu buscou quantificar esses objetos, dando um grande impulso para uma ciência matematizável, transformando o mundo do aproximadamente, o que resultou em profundas transformações científicas e tecnológicas. A matemática caracterizou-se então como elemento revelador para que a ciência moderna pudesse alcançar significativo avanço. Dessa forma, com essa reflexão, visamos ressaltar que a gênese histórica do conhecimento matemático tem suas bases voltadas para a resolução dos problemas da humanidade, o que requer que o trabalho com esse conhecimento em sala de aula não deixe de ressaltar essas importantes contribuições. A matemática deve ser concebida como algo que vai muito além de uma simples ferramenta. Precisamos enfocar também seu poder reflexivo, analítico e questionador, formador de competências e habilidades que possam levar os alunos a serem cidadãos críticos e reflexivos de sua realidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).