MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO: a PROPAGANDA POLÍTICA DE GUERRA
Keywords:
propaganda política, dominação midiática, comunicação políticaAbstract
Este artigo discute o uso dos mídia na propaganda política, como instrumento de dominação e como justificativa para a guerra. Foram utilizados o levantamento documental e a pesquisa teórica, a partir de autores, pesquisadores e analistas contemporâneos. São apresentadas as ações nos mídias, empreendidas pelos Estados Unidos na recente Guerra do Iraque (2003), comparando-as com as realizadas em outros confrontos bélicos contemporâneos. Conclui que a perpetuação da hegemonia pelos Estados dominadores apóia-se, sobretudo, na propaganda e no domínio sobre os mídia, e que é necessário, por parte dos cidadãos, análise e reflexão do que é veiculado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).