EDIFICAÇÕES ESCOLARES EM PONTA GROSSA A PARTIR DA GESTÃO DA “COISA PÚBLICA” DE ALBARY GUIMARÃES
Keywords:
edificações escolares, relações sócio-políticas, gestão da “coisa pública”Abstract
O sentido deste texto está em buscar a raiz histórica ou os elementos que melhor permitiriam compreender a “gestão da coisa pública” (Foucault, 1979) sobre a educação primária em Ponta Grossa, Paraná. Refletindo, sobre a educação pública municipal, para a primeira metade do século XX, tornou-se imprescindível referir-se, inicialmente, ao político Albary Guimarães, que governou Ponta Grossa como Prefeito Municipal nomeado pelo Interventor do Paraná, Manoel Ribas, em 1932. Com a promulgação da Constituição de 1934, que estabeleceu Eleições Gerais no Brasil, foi, então, eleito para a casa. O advento do Estado Novo manteve-o no cargo por Decreto Interventorial, desde 1937 até agosto de 1945. A pesquisa, ao mesmo tempo em que estudou a preservação das edificações do passado escolar, resgatou provas objetivas da personalidade de Albary Guimarães, hoje visto com referencial de “conhecimento”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).