RELATOS DE EXPERIÊNCIA MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DO GINÁSIO PADRE PALMEIRA
Abstract
Quem foram os sujeitos sociais, que tiveram acesso ao ensino ginasial em Vitória da Conquista, na Bahia, entre os anos de 1930 até início dos anos 1960? Quais eram a importância e o papel dessa escola? A quem ela estava principalmente destinada, considerando que, até os anos de 1960, o curso ginasial tinha a função de selecionar, de excluir do acesso ao ensino secundário e, logo, desse para o ensino superior, boa parte da população de alunos do ensino primário? O presente trabalho apresenta o Ginásio de Conquista, popularmente conhecido como ‘Ginásio do Padre’, por ter sido fundado pelo Padre José Luis Soares Palmeira, e questiona sobre a existência desses sujeitos. Estamos colhendo depoimentos orais, por meio de entre-vistas e seminários, que têm permitido reconstituir e localizar os respectivos pro-fessores, donos ou contratados pelas escolas. Tomando por base o método dialético, ao mesmo tempo em que buscamos e processamos as fontes documentais, afir-mamos a importância da “oralidade produzida mediante entrevistas com pessoas de longa vivência ou fortes vínculos culturais na comunidade estudada
Palavras-chave: Educação, Memória, Ginásio de Conquista, Gerações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).