ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS: PROMOTORES DE MUDANÇAS SOCIAIS, OU SIMULACROS DE FATOS EM TEMPO REAL? Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0007

Authors

  • Lidiane Santos de Lima Pinheiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Keywords:

acontecimento mediático, discurso, televisão.

Abstract

Os grandes acontecimentos funcionam como pano de fundo para preocupações sociais e debates potencialmente promotores de mudanças. Portanto, é importante se conscientizar do papel dos dispositivos que participam da sua construção discursiva, tais como os meios de comunicação de massa, que dão visibilidade às questões que se desenham como fundamentais para o espaço público. Diante disso, o presente artigo investiga se o acontecimento mediático (previamente planejado e organizado para a transmissão televisiva) constituiria efetivamente uma experiência pública capaz de promover mudanças sociais, ou se ele seria apenas um simulacro. Visando a esclarecer o fenômeno de mediatização do acontecimento e seu processo de produção discursiva, este trabalho revisa as noções de acontecimento e acontecimento mediático e problematiza a tese sobre a intervenção televisiva como responsável pela possível redução do “acontecimento” a “fato”.

Author Biography

Lidiane Santos de Lima Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob orientação do prof. Giovandro Marcus Ferreira; professora assistente do Curso de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e mestra em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS - Bahia). 

Published

2012-11-30

How to Cite

PINHEIRO, L. S. de L. ACONTECIMENTOS MEDIÁTICOS: PROMOTORES DE MUDANÇAS SOCIAIS, OU SIMULACROS DE FATOS EM TEMPO REAL? Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 89–98, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3576. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos