A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA E RELAÇÕES COM OS INTERESSES PÚBLICOS, POLÍTICOS E TRANSPARÊNCIA GOVERNAMENTAL: O CASO DA PREFEITURA DE CASTRO – PARANÁ. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i2.0006
Keywords:
Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Gestão PúblicaAbstract
Atualmente a comunicação é uma importante ferramenta de divulgação das ações dos agentes públicos e com ela está a responsabilidade de apresentar informações de utilidade pública que façam a função de prestação de contas. Com a maior acessibilidade das mídias comunicacionais, permitidas pelo crescente avanço tecnológico, a mudança de comportamento do cidadão frente à cobrança dos serviços prestados pelos governos é crescente e, por este motivo, indispensável para a democracia. Através da comunicação na gestão pública, a população pode tomar ciência de ações em várias áreas, por exemplo, o emprego dos recursos públicos, a divulgação de políticas públicas, planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal. Este artigo apresenta uma análise descritiva dos recursos midiáticos utilizados e os resultados do trabalho dos profissionais públicos da comunicação da Prefeitura de Castro no Paraná. O recorte temporal aborda as gestões de 2005-2008 e 2009-2012, em que os agentes de comunicação buscaram preparar os gestores, ou seja, os secretários municipais e o próprio prefeito, a fim de utilizarem a imprensa a favor dos interesses públicos e de gestão para cumprirem de forma eficiente o papel de informar a população de maneira inclusiva aos interesses político-econômico-sociais, não se limitando à promoção pessoal dos cargos eletivos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).