DARK TURISMO: A POSSIBILIDADE DE UM ELO ENTRE O TURISMO E OS RESULTADOS DA VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0006
Keywords:
Dark Turismo, Violência, CenáriosAbstract
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os elos estabelecidos entre a atividade turística e os impactos gerados pela violência urbana. Tornando-se um conceito a ser aplicado, surge o Dark Turismo, tendência que tem seus estudos em crescimento, apesar de alguns atrativos ligados a esta segmentação serem utilizados como destinos diretos ou indiretos. Para o embasamento desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas que vão além do campo de Turismo. O foco deste artigo são os cenários marcados pela violência que posteriormente tornaram-se cenários turísticos, precisamente os casos do Rio de Janeiro, no caso da Chacina da Candelária. Finalmente, representou-se nítida a importância de desenvolver esta temática em novas pesquisas, pois as referências atuais são escassas. Por tratar-se de um assunto novo, torna-se cada vez mais instigante em virtude de sua função referente ao repasse de informação e conhecimento, tendo em vista que se destaca como um objetivo do Dark Turismo, propiciar a sensibilização da sociedade contemporânea sobre atos frustrados, principalmente os que tiveram ação negativa ao próximo. Considera-se que o Dark Turismo pode atuar como agente de reflexão, possibilitando mudanças no que diz respeito à atual situação da sociedade perante as ações decorrentes da violência urbana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).