O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E AS TENSÕES ENTRE OS IDEAIS AMADORES E PROFISSIONAIS NO FUTEBOL BRASILEIRO

Autores/as

  • José Geraldo do Carmo Salles Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Futebol, paixão, mídia, esporte e economia.

Resumen

O esporte moderno nasce no seio das escolas públicas inglesas como mais um princípio do processo educativo. Neste contexto educacional o esporte passa a representar uma forma civilizadora de polir os instintos humanos (agressividade, violência, paixão etc), tal como concebe Elias (1992). Todavia, rapidamente tornou-se também um ramo da ordem capitalista, onde a lógica basal é o acúmulo. E o esporte, ao ser governado pelos interesses passou a ser um local de negócios, apostas e divertimentos. O objetivo deste texto é promover a reflexão sobre o processo de desenvolvimento do futebol no Brasil, focado nas tensões entre os ideais amadores e os valores do profissionalismo. O esporte a partir do momento em que assumiu o profissionalismo passou a conviver com sentimentos e significados, à primeira vista, antagônicos e inconciliáveis: interesse financeiro e paixão. Para sustentar as hipóteses apresentamos argumentações da mídia e dos torcedores que reforçam a permanência dos ideais amadores nos pressupostos utilizados acerca das transferências de dois jogadores brasileiros para o futebol europeu. O primeiro, Ronaldo Luís Nazário de Lima (o Fenômeno), que jogou em muitos equipes europeias, o segundo é Neymar da Silva Santos Junior que foi comprado junto ao Santos F. C. pelo F. C. Barcelona em 2013.

Biografía del autor/a

José Geraldo do Carmo Salles, Universidade Federal de Viçosa

DOUTORADO em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004); MESTRE em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998); ESPECIALISTA em Treinamento Esportivo pela Universidade Gama Filho (1997); GRADUAÇÃO (Bacharelado e Licenciatura) em Educação Física pela UFV (1991). ORIENTADOR e Co-orientador no Programa de Mestrado (Stricto Sensu) em Educação Física Associando UFV/UFJF (2007 a 2013); Atualmente é professor de 3 grau - PROFESSOR ASSOCIADO III da Universidade Federal de Viçosa; Leciona disciplinas relacionadas aos Esportes Coletivos (Futebol, Handebol, Futsal, Basquetebol) e Prática de Ensino; Professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Programa de mestrado (2007 a 2011); Professor de didática do curso de Especialização em Futebol (Universidade Federal de Viçosa);VICE-PRESIDENTE da Federação Mineira de Handebol - FMH (2012 a 2015); Coordenador de Projetos de Pesquisa Institucional; Orientador de Iniciação Científica; Coordenador de Projetos de Extensão (handebol e futebol); LÍDER do grupo de Pesquisa CNPq: Ensino, Corpo e Sociedade. (5570 Horas aulas / 101 Disciplinas lecionadas / 80 Disciplinas coordenadas - Departamento de Educação Física UFV, até julho/2016).

Publicado

2017-10-11

Cómo citar

SALLES, J. G. do C. O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E AS TENSÕES ENTRE OS IDEAIS AMADORES E PROFISSIONAIS NO FUTEBOL BRASILEIRO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 281, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10042. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Esporte, Lazer e Sociedade