O PROJETO DO ENSINO PRIMÁRIO PARA TODOS EM MOÇAMBIQUE: 1975 A 1990
Palabras clave:
Ensino primário para Todos. Moçambique. Fatores políticos e econômicos. EscolarizaçãoResumen
O ensino primário (EP) para Todos, em Moçambique, é o foco deste texto, que problematiza o fato das taxas de admissão, escolarização, conclusão e evasão escolar no EP terem estado abaixo das expectativas entre 1975 e 1990, o que coloca a necessidade de identificar os fatores desta tendência e compreendê-la, na tentativa de redução do insucesso escolar. O objetivo é compreender o comportamento dos efetivos escolares do EP, à luz da meta governamental que tinha definido a década 1980 como de erradicação do analfabetismo e “da vitória sobre o subdesenvolvimento”. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica, estudo de legislação e análise de dados estatísticos. Os principais achados mostram que fatores políticos e econômicos comprometeram esforços de universalização do EP naquele período.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).