A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AO IMINENTE COLAPSO SOCIOAMBIENTAL GLOBAL

Autores/as

  • Fernando Protti Bueno

Resumen

Face à emergência da crise ambiental e do iminente colapso socioambiental global, é premente a constituição de uma outra, nova ou mais adequada, relação entre ser humano, sociedade e natureza. O caminho idealizado para enfrentar a crise e resistir ao colapso, é a busca por superar o modelo de sociedade capitalista pautado na ética antropocêntrica. A educação ambiental sob a perspectiva crítica emana enquanto possibilidade para seguir esse caminho, devido ao posicionamento político-ideológico de transformação social. Este ensaio teórico, caracterizado como revisão de literatura do tipo narrativa, tem por objetivos discutir e refletir sobre a educação ambiental crítica enquanto um processo de formação que busca: enfrentar as causas e as consequências da crise socioambiental; resistir ao iminente colapso socioambiental global; superar os padrões dicotômico e hegemônico vigentes; transformar as relações historicamente constituídas entre seres humanos, sociedade e natureza; e constituir um outro, novo ou mais adequado, modo de se viver em sociedade.

Biografía del autor/a

Fernando Protti Bueno

Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO), com mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

PROTTI BUENO, F. A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA FRENTE AO IMINENTE COLAPSO SOCIOAMBIENTAL GLOBAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/16957. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ambiente e Sociedade 2021/1