JUSTIÇA RESTAURATIVA E SERVIÇO SOCIAL

entre consensos e dissensos à luz do projeto profissional

Autores/as

  • Jandira Miranda da Silva SILVA Universidade Federal do Pará
  • Reinaldo Nobre Pontes Pontes universidade Federal do Pará

Resumen

O presente artigo, resultante de tese de doutorado, objetivou analisar as possíveis aproximações e distanciamentos entre a Justiça Restaurativa (JR) e o Serviço Social, utilizando a pesquisa qualitativa, a triangulação e à análise de conteúdo de Bardin (1977) como metodologia. A JR é disputada historicamente por diferentes projetos institucionais e societários, e o Serviço Social brasileiro, ao se relacionar com ela, pode evidenciar contradições e adensar sua base socioética e crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Nobre Pontes Pontes, universidade Federal do Pará

Assistente Social (UFPa, 1984), é doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid, Departamento de Sociologia 1 (2007), mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), especialista em metodologia do Serviço Social (UFPa) e Criança e adolescentes (PUC-SP). Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicada, atuando na Faculdade de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (mestrado/doutorado), do qual foi coordenador no período de junho 2019 a dezembro 2021 e vice coordenador de junho de 2017 a junho 2019. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Políticas Sociais e Formação Profissional (GEPSS) cadastrado no diretório de grupos de pesquisa com projetos financiados pelo CNPQ. Tem experiência profissional nas área de Assistência Social, Proteção à infância e adolescência. Na área de pesquisa dedica-se aos temas: Serviço Social, Fundamentos do Serviço Social, trabalho da/do assistente social, Formação profissional e Política de assistência social,. É autor de "Mediação e Serviço Social" (Cortez Editora, 7a. ed revista e ampliada) e "Cidadania x Pobreza: a dialética dos conceitos na era FHC" (Appris, 2013). Também possui publicações continuadas de artigos, livros e capítulos de livros. juntamente com membros do grupo de pesquisa (docentes e orientandas/os). Foi vice-presidente (Regional Norte) e presidente da ABEPSS (1997-1998). Atualmente é Professor Visitante Senior (bolsa CAPES) no Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra-portugal (ISMT) (2022-2023).

Publicado

2025-10-09

Cómo citar

SILVA, J. M. da S.; PONTES, R. N. P. JUSTIÇA RESTAURATIVA E SERVIÇO SOCIAL: entre consensos e dissensos à luz do projeto profissional. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 1–22, 2025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/24092. Acesso em: 5 dic. 2025.