A AFETIVIDADE SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA E PIAGETIANA
Palabras clave:
afetividade, ensino, aprendizagem, relação professor- aluno, Piaget, FreudResumen
O presente texto enfatiza a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma criança na escola. Esta relação afetiva é enfocada sob a ótica psicanalítica e piagetiana, pois em ambas a afetividade se encontra muito presente quando se fala em desenvolvimento emocional e cognitivo. Sob a abordagem psicanalítica, a afetividade é vista como um processo em que alguém investido de amor, constrói o seu eu, e descobre o prazer e o desejo de aprender. Sob a ótica piagetiana, ela aparece como um aspecto necessário, complementar e indissociável no desenvolvimento intelectual do ser humano.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).