A AFETIVIDADE SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA E PIAGETIANA

Autores/as

  • Vilmarise Sabim Pessoa

Palabras clave:

afetividade, ensino, aprendizagem, relação professor- aluno, Piaget, Freud

Resumen

O presente texto enfatiza a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma criança na escola. Esta relação afetiva é enfocada sob a ótica psicanalítica e piagetiana, pois em ambas a afetividade se encontra muito presente quando se fala em desenvolvimento emocional e cognitivo. Sob a abordagem psicanalítica, a afetividade é vista como um processo em que alguém investido de amor, constrói o seu eu, e descobre o prazer e o desejo de aprender. Sob a ótica piagetiana, ela aparece como um aspecto necessário, complementar e indissociável no desenvolvimento intelectual do ser humano.

Publicado

2008-12-18

Cómo citar

PESSOA, V. S. A AFETIVIDADE SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA E PIAGETIANA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2731. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos