GRAMÁTICA E ENSINO: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores/as

  • Euclides Hélio de Fátima Campos Borges

Palabras clave:

ensino/aprendizagem, gramática, texto, metodologias

Resumen

Este estudo compara teorias sobre o ensino de Língua Portuguesa como meio de desenvolvimento da capacidade lingüística do falante nativo do Português do Brasil a partir de pesquisa bibliográfica. Aponta como principal resultado a viabilidade de um ensino que contemple o estudo das variantes coloquiais ao lado da variante padrão. Conclui que uma metodologia centrada em atividades de produção e interpretação de textos relacionados com a experiência do cotidiano do aluno pode contribuir para o aumento de seu repertório lingüístico.

Publicado

2009-07-09

Cómo citar

BORGES, E. H. de F. C. GRAMÁTICA E ENSINO: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2759. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos