SEPARANDO GÊMEOS CIÊNCIA E DOCÊNCIA NOS NOVOS CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palabras clave:

Formação de professores, currículo de História, saberes docentes

Resumen

As relações entre o debate, nas últimas décadas, sobre a formação de professores de História e as atuais políticas federais para a área são o tema desse texto. Discute-se o tema recorrente da formação para o ensino e a formação para a pesquisa. Discutem-se também as possibilidades de articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em História e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Foram avaliados avanços e equívocos sobre o critério nas discussões e seus resultados acumulados sobre as relações entre teoria e prática, pesquisa e ensino, bacharelado e licenciatura, saber acadêmico e saber escolar, docência e ciência, bem como sobre a possibilidade de superação dessas dicotomizações.

Publicado

2009-07-09

Cómo citar

CERRI, L. F. SEPARANDO GÊMEOS CIÊNCIA E DOCÊNCIA NOS NOVOS CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2760. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos