A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL

Autores/as

  • Terezinha Sandri
  • Maria Antonia de Souza

Palabras clave:

educação, parceria, atores sociais

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento das organizações sociais e programas governamentais presentes no meio rural paranaense. São atores sociais e programas que objetivam desenvolver processos educativos e assistência técnica orientada para os pequenos proprietários. Parte-se da discussão sobre o processo de construção democrática, em especial a década de 1990, quando as práticas sociais com características democráticas são intencionadas, ampliadas e experimentadas pelas organizações sociais. Os movimentos sociais e ONGs impulsionam atividades vinculadas ao meio rural. Discute-se a ampliação do espaço público e a parceria como a possibilidade de encontros entre atores sociais diferentes, porém com objetivos em comum. Constata-se, através de análise documental e entrevistas, que o desafio central percorrido pelas organizações e programas governamentais é o desenvolvimento rural, através de processos educativos formais ou não-formais. As temáticas que percorrem este trabalho são: Sociedade Civil e Estado, processo de democratização, espaço público, parcerias e educação no meio rural.

Publicado

2009-07-22

Cómo citar

SANDRI, T.; DE SOUZA, M. A. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2770. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos