A EDUCAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE

Autores/as

  • Márcia Derbli Schafranski Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palabras clave:

educação, sociedade, concepções paradigmáticas

Resumen

O artigo aborda as relações recíprocas entre educação e sociedade, caracterizando os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino. Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, onde, em conformidade com os avanços das forças produtivas, o conhecimento passa a constituir-se ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e social. As reflexões desenvolvidas, apontam para a necessidade de que sejam repensados criticamente o papel social da educação e as finalidades da escola na sociedade globalizada, tendo em vista a emancipação dos indivíduos e a democratização da sociedade.

Publicado

2009-07-24

Cómo citar

SCHAFRANSKI, M. D. A EDUCAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2784. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos