O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Palabras clave:
Rupturas de paradigmas, ensino-aprendizagem, prática pedagógicaResumen
O mundo atual passa por crises nos diversos setores da vida humana, crises essas que provocam profundas transformações nas relações tanto interpessoais quanto das coletividades. Através desta pesquisa procuramos detectar elementos da organização física e didático-pedagógica vigentes no ambiente escolar e que podem interferir diretamente na obstrução de uma coerência entre a teoria e a prática pedagógica. Procuramos analisar os elementos observados buscando estabelecer uma relação entre os mesmos e os paradigmas que orientam os conceitos sobre a visão de mundo desde as mais antigas civilizações até nossos dias. Sabemos que até o século XV, no mundo ocidental, favorecia-se uma visão orgânica da vida. Nos séculos XVI e XVII mudou-se radicalmente essa concepção de mundo orgânico para a concepção de mundo máquina. No início do século XX, entretanto, a física quântica provocou o desmoronamento do paradigma cartesiano ao revelar que a natureza não se apresenta como blocos isolados e sim como uma complexa teia de relações entre as várias partes de um todo unificado. A escola também atravessa momentos de rupturas, dificuldades e necessidade de profundas transformações em sua concepção, estrutura e organização. Existe a consciência da necessidade de mudanças, mas, muitas vezes, parece que tais mudanças se encontram restritas a questões periféricas, deixando-se de lado transformações que dizem respeito diretamente ao aluno e ao desenvolvimento do processo de conhecimento. Assim, procuramos colaborar com sugestões de possíveis mudanças, estabelecendo relações entre o suporte teórico que orienta nosso trabalho e a realidade escolar vigente, buscando auxiliar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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