A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO

Autores/as

  • João Carlos da Silva UNIOESTE

Palabras clave:

escola pública, sociedade, crise social

Resumen

Tornou-se comum dizer que a escola pública está em crise, desmoronando e fadada até mesmo ao desaparecimento. Porém, esta instituição mantém uma rara e enorme capacidade de sobrevivência, buscando atualizar-se junto às mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Ainda que limitada ao ler, escrever, contar continua reproduzindo um projeto vigente. Ao longo da história educacional brasileira, esteve a serviço de diferentes projetos, na Colônia, foi religiosa, no Império foi elitista e na República esteve atrelada ao projeto de industrialização. Atualmente tem sido colocado em discussão seu sentido de instituição pública e estatal. Discutir a crise da escola pública atual é discutir a crise da sociedade capitalista, isto é, a escola de um local do “ócio”, vem se transformando nos últimos anos em um “grande negócio” em favor de projetos populistas e de manutenção e reprodução da sociedade da mercadoria e da banalização da ordem social

Publicado

2009-07-30

Cómo citar

DA SILVA, J. C. A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2816. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos