“OMBROS LARGOS” X “LÍNGUA GRANDE”: OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NAS TRANSFORMAÇÕES DA ANTIGÜIDADE GREGA
Palabras clave:
Antigüidade grega, educação, corpo, educação física, história da educaçãoResumen
O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo na antiga sociedade grega. Para isso, partindo de uma revisão bibliográfica de estudos que, na atualidade, endossam importância desse período para a educação física, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, verificamos a forma como o corpo do guerreiro é visto e elogiado. No segundo, analisamos como, no esteio das transformações sociais que levaram à construção da pólis, essa concepção de corpo guerreiro fora posta em cheque, redundando em variados discursos educacionais sobre o corpo: aqueles que o elogiavam como via de acesso às virtudes intelectuais e aqueles que o secundarizam para o cultivo da política e filosofia. Na terceira parte, à guisa de conclusão, a partir da análise feita, endossamos a necessidade e o cuidado no estudo da educação corporal na sociedade. Assim podem ser evitadas posturas anacrônicas que, em última instância, ou apologizam ou diminuem a importância dos gregos para a história da educação e da educação do corpo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).