Análise política e políticas educacionais: tendências e perspectivas teórico-metodológicas - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.035043

Autores/as

  • Antonia Almeida Silva

Palabras clave:

Estado, políticas públicas, análise política, relações de poder

Resumen

O artigo problematiza a produção acadêmica na área das políticas públicas e suas tendências a partir dos anos 90. Explora os desafios de construção do campo disciplinar das políticas públicas e enfatiza o desafio de diversificação dos focos de pesquisa, atualmente concentrado na esfera federal, e propõe a ampliação e verticalização das produções relativas às políticas públicas desenvolvidas pelos governos estaduais. Interrogando o equilíbrio do velho e do novo poderio, que se desenrola no interior das mudanças político-econômicas experimentadas no Brasil no período pós República, o texto ressalta as categorias relações de poder e Estado como chaves interpretativas para análise política das políticas públicas.

 

Publicado

2009-08-03

Cómo citar

SILVA, A. A. Análise política e políticas educacionais: tendências e perspectivas teórico-metodológicas - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.035043. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2833. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos