O comportamento do consumidor no mercado de barras cereais - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.049058

Autores/as

  • Claudia Helena Degáspari
  • Fátima Mottin
  • Elsa Wasserman Blinder

Palabras clave:

Comportamento do consumidor. Barras de cereais. Alimentos.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi descrever o comportamento do consumidor e do não consumidor de barras de cereais, identifi cando o público ao qual a promoção do produto deve ser direcionada de forma a estimular o seu consumo. Foram entrevistadas 232 pessoas, sendo que 63,8% se identifi caram como consumidores do produto e, na maioria, mulheres (73,8%). Foram analisadas as tendências de consumo de acordo com o estado civil, faixa etária, nível de renda, grau de escolaridade, prática de exercícios físicos, motivos que levam ao consumo e local de compra. Verifi cou-se que na compra do produto a escolha é muito impulsionada pelo sabor e textura, seguida pelos dados dos valores nutricionais. Preço, marca, fabricante e embalagem mostraram uma baixa interferência na decisão de compra. O local preferencial de compra são supermercados. Não existe uma classe social que consuma expressivamente mais que outra quando se analisam conjuntamente renda, idade escolaridade. O motivo de consumo se diferencia de acordo com a faixa etária, sendo que para os idosos a palavra "saudável" está altamente associada ao produto. Tendo em vista as tendências observadas quanto ao local de compra desse produto, a forma mais indicada para a sua promoção seria aquela realizada nos pontos de venda, em vez de se fazer um investimento (por vezes oneroso) em propagandas televisivas.

Publicado

2010-09-02

Cómo citar

DEGÁSPARI, C. H.; MOTTIN, F.; BLINDER, E. W. O comportamento do consumidor no mercado de barras cereais - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.049058. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2870. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos