O comportamento do consumidor no mercado de barras cereais - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.049058
Palabras clave:
Comportamento do consumidor. Barras de cereais. Alimentos.Resumen
O objetivo deste trabalho foi descrever o comportamento do consumidor e do não consumidor de barras de cereais, identifi cando o público ao qual a promoção do produto deve ser direcionada de forma a estimular o seu consumo. Foram entrevistadas 232 pessoas, sendo que 63,8% se identifi caram como consumidores do produto e, na maioria, mulheres (73,8%). Foram analisadas as tendências de consumo de acordo com o estado civil, faixa etária, nível de renda, grau de escolaridade, prática de exercícios físicos, motivos que levam ao consumo e local de compra. Verifi cou-se que na compra do produto a escolha é muito impulsionada pelo sabor e textura, seguida pelos dados dos valores nutricionais. Preço, marca, fabricante e embalagem mostraram uma baixa interferência na decisão de compra. O local preferencial de compra são supermercados. Não existe uma classe social que consuma expressivamente mais que outra quando se analisam conjuntamente renda, idade escolaridade. O motivo de consumo se diferencia de acordo com a faixa etária, sendo que para os idosos a palavra "saudável" está altamente associada ao produto. Tendo em vista as tendências observadas quanto ao local de compra desse produto, a forma mais indicada para a sua promoção seria aquela realizada nos pontos de venda, em vez de se fazer um investimento (por vezes oneroso) em propagandas televisivas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).