Os pressupostos teóricos e metodológicos dos parâmetros curriculares nacionais: uma análise necessária - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.077090

Autores/as

  • Maria Josélia Zanlorense
  • Michelle Fernandes Lima UEPG

Palabras clave:

Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação. Formação de professores.

Resumen

O presente estudo é parte da pesquisa de conclusão do Curso de Pedagogia intitulada "Uma análise sobre a formação dos Professores nos documentos dos Parâmetros em Ação". Objetivamos neste artigo apontar as concepções de homem, sociedade e educação implícitas no documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Evidenciamos os princípios teóricos e filosófi cos contidos nesse aporte, o desenho curricular, bem como a infl uência dos ideários neoliberais para uma educação voltada para os interesses, princípios e manutenção do capital e de um mundo globalizado. Dentro dessa perspectiva, apontamos também a operacionalização do referido texto na formação dos professores na década de 1990 e, posterior a esta, destacamos o que pensam e discorrem os teóricos a respeito do documento elaborado pelo Ministério da Educação para a educação brasileira.

Publicado

2010-09-02

Cómo citar

ZANLORENSE, M. J.; LIMA, M. F. Os pressupostos teóricos e metodológicos dos parâmetros curriculares nacionais: uma análise necessária - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.077090. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2873. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos