A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO: HISTÓRIA E QUESTÕES METODOLÓGICAS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.177187

Autores/as

  • Dalton José Alves UNIRIO

Palabras clave:

História, Filosofia – estudo e ensino, Educação – Ensino Médio, Política educacional – currículo.

Resumen

A Filosofia como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou e tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas de nível básico no Brasil e em outros países. O texto se baseia em dados históricos sobre a introdução da disciplina Filosofia no currículo e sobre os diferentes métodos de sino aplicados, quais os modelos em conflito, como se organiza a avaliação, etc. Por fim, tratamos dos desafios atuais que a realidade do ensino em sala de aula apresenta aos professores de Filosofia, os quais necessitam de uma resposta urgente, tanto do ponto de vista didático-metodológico, quanto da formação dos professores.

Publicado

2010-10-28

Cómo citar

ALVES, D. J. A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO: HISTÓRIA E QUESTÕES METODOLÓGICAS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.177187. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 177–187, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2884. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artigos