O VIÉS PUBLICITÁRIO EM UM PERIÓDICO PARA IMIGRANTES: A GAZETA POLACA NO BRASIL, ENTRE O IDENTITÁRIO E O COMERCIAL. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0006
Palabras clave:
imigração polonesa, imagens, propagandasResumen
O presente artigo tem como intuito analisar a imigração polonesa para o Brasil, com ênfase nas peças publicitárias presentes na revista Gazeta Polaca no Brasil (1937), enquanto mecanismo de divulgação e de consumo, para o público polonês, de casas comerciais brasileiras. Para tanto, o edifício e o referencial teórico adotados nessa pesquisa concentram-se no entrelaçar entre imigração polonesa, imagens e publicidade, amparando-se em autores renomados sobre tais temáticas, como, por exemplo: Neda Doutsdar, Boris Kossoy, Olga Brites, entre outros. A ferramenta metodológica utilizada para a análise das peças publicitárias é a noção de representação, principalmente, com base nas considerações de Roger Chartier e Bronislaw Baczko. Deste modo, a revista, cuja publicação era direcionada para os imigrantes poloneses que desembarcavam na América Platina, apresentava no seu corpo a divulgação de produtos comerciais que se tornavam fontes de renda para a manutenção do periódico, ao mesmo tempo em que disseminava em suas páginas bens de consumo de casas comerciais para um público numeroso, o imigrante. Pretende-se, pois, analisar como se davam as relações entre consumo e imigrantes, mediadas pelo referido periódico.
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