A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AGRÍCOLAS NO BRASIL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00003

Autores/as

  • Vera Lucia Martiniak UEPG
  • José Luis Sanfelice
  • Maria Isabel Moura Nascimento

Palabras clave:

Historiografia, Instituições escolares, Ensino agrícola

Resumen

O objetivo do estudo é elaborar uma síntese interpretativa do conhecimento referente à produção acadêmica que aborda a temática instituição escolar. Para a análise da produção científi ca consideraram-se as pesquisas, dissertações e teses produzidas no período de 1998 a 2006. Procedeu-se ao levantamento dos trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação, procurando averiguar, conforme a temática selecionada, a possível reincidência do tema empregado nessas pesquisas. A análise empreendida concebeu a constituição da realidade inserida no processo histórico, a qual, por força da luta provocada pelas contradições, efetivou-se num processo dialético. O embasamento teórico que a orienta parte da afirmação de Karl Marx ao compreender o homem como sujeito real, pois vive numa realidade objetiva concreta, material, e tem sua historicidade.

Biografía del autor/a

Vera Lucia Martiniak, UEPG

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP/SP. Professora do Departamento de Métodos e Técnicasde Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do Curso de Licenciatura em Filosofi a da Faculdade Santana.

José Luis Sanfelice

Professor da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP/SP e orientador da pesquisa.

Maria Isabel Moura Nascimento

Professora da Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG e coordenadora do grupo de pesquisa HISTEDBR Campos Gerais.

Publicado

2011-07-29

Cómo citar

MARTINIAK, V. L.; SANFELICE, J. L.; NASCIMENTO, M. I. M. A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AGRÍCOLAS NO BRASIL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00003. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 29–40, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3456. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos