A RECEPÇÃO DOS PRODUTOS DE MÍDIA E SEU USO COMO FERRAMENTA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM PONTA GROSSA/PR. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0009

Autores/as

  • João Carlos Dias de Oliveira Cescage - TVE-PG

Palabras clave:

Comunicação rural, Agricultor familiar, Produção midiática

Resumen

O presente artigo discute o uso da comunicação de massa pelo agricultor familiar ponta-grossense como uma ferramenta na busca de informações que sejam úteis para a atividade produtiva. O trabalho foca três aspectos: a produção feita para o meio, a recepção dada pelo produtor e o papel da comunicação no seio da sociedade. Foram feitas entrevistas, através de formulários de pesquisa com 60 pequenos produtores e analisadas produções voltadas para a comunicação rural em rádio, jornais e televisão. As reflexões teóricas são sustentadas por autores que discutem a comunicação a partir da sua importância e das relações entre emissão e recepção das mensagens midiáticas. A constatação final é de que o público estudado tem acesso aos principais canais midiáticos e conhecimento das formas mais populares de produção para o meio. No entanto, não é prática corrente entre eles o uso da mídia como uma ferramenta dentro da atividade rural

Biografía del autor/a

João Carlos Dias de Oliveira, Cescage - TVE-PG

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo com mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Coordenador do Curso de Publicidade do Cescage e Jornalista da TV Educativa de Ponta Grossa.

Publicado

2014-08-11

Cómo citar

DIAS DE OLIVEIRA, J. C. A RECEPÇÃO DOS PRODUTOS DE MÍDIA E SEU USO COMO FERRAMENTA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM PONTA GROSSA/PR. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0009. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 103–117, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3584. Acesso em: 21 nov. 2024.