POBREZA E DESENVOLVIMENTO COMO PARADOXOS DA SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO HUMANA NO MEIO AMBIENTE. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i2.0007
Palabras clave:
Pobreza, Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.Resumen
O artigo busca abordar a pobreza e o desenvolvimento enquanto paradoxos da sustentabilidade, refletindo sobre a intervenção humana no meio ambiente e partindo do pressuposto de que o ecossistema em que vivemos se transforma devido a ação direta do ser humano sobre ele tanto pelo desenvolvimento como pela pobreza. Também busca mostrar que a intensidade desta intervenção é de tal forma que muitas vezes a destruição de recursos naturais ultrapassa a própria capacidade de recuperação dos ecossistemas. Para a materialização desta pesquisa foi usado o Método Dedutivo e as técnicas do referente, das categorias básicas e dos conceitos operacionais, sendo que, para se alcançar o objetivo proposto, o trabalho encontra-se desdobrado da seguinte forma: 1. Introdução; 2. O Desenvolvimento Industrial e a Emergência do Desenvolvimento Sustentável; 3. Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Sustentável; 4. Pobreza e (in)Justiça Ambiental: o Caso Summers; 5. Pobreza e Degradação Ambiental e 6. Considerações Finais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).