O TRATAMENTO DA VIOLÊNCIA URBANA NAS REVISTAS NACIONAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0007

Autores/as

  • Caroline Leal Univali
  • Carlos Alberto de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

revistas, violencia urbana, sensacionalismo

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o tratamento das revistas Veja, Isto é, Época e Carta Capital sobre o tema da violência urbana. As publicações, consolidadas no mercado editorial, utilizam-se de diversas estratégias jornalísticas para atingir o público, uma das quais é potencializar em suas capas e reportagens as tragédias vivida pela nação brasileira – por exemplo, crime organizado, tráfico de drogas e assassinatos. A investigação permitiu apontar, também, as contribuições que os periódicos oferecem à solução de tais problemas, se apontam os caminhos para que a violência no Brasil possa ser resolvida. As informações foram interpretadas com o uso das técnicas da Análise de Conteúdo, por meio de um cruzamento entre as abordagens qualitativa e quantitativa. Também foi utilizado o método comparativo e a pesquisa bibliográfica.

 

Biografía del autor/a

Caroline Leal, Univali

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí, onde integrou o Laboratório de Pesquisa Comunicação e Estética desenvolvendo trabalhos científicos sobre a área da comunicação e do Jornalismo.

Carlos Alberto de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dutor em Ciência Humanas (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande de Sul. Graduado em Jornalismo-UFSC e especialista em psicologia da comunicação -UFSC.

Publicado

2014-09-27

Cómo citar

LEAL, C.; SOUZA, C. A. de. O TRATAMENTO DA VIOLÊNCIA URBANA NAS REVISTAS NACIONAIS. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i2.0007. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 205–2013, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6051. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Violência Urbana - Volume II