A PRESENÇA DA CULTURA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS

Autores/as

  • Adão Caron Cambraia IF Farroupilha

Palabras clave:

Domínio tecnológico, Cultura informática, Cultura tecnológica, Profissional de informática.

Resumen

Esta investigação é sobre como a cultura informática se constitui no âmbito das práticas pedagógicas da escola. Para isso ouvimos alunos, professores e o profissional de informática “residente” na escola. É a partir desse olhar que se elabora o presente trabalho, desenvolvido em duas linhas de  investigação: a observação do espaço da escola e a escuta dos seus integrantes. Realizamos reuniões e entrevistas para que os agentes da comunidade escolar pudessem expor as  expectativas e frustrações que acompanham a aquisição e  manutenção de equipamentos tecnológicos. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Foucault(2003),  Deleuze(1992), Machado(2000;2002), Casement e Armstrong(2001) e Cambraia(2013). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a análise textual discursiva. Teve como campo empírico sete escolas do município de Ijuí. Através da análise dos relatos diagnosticamos a necessidade de que as escolas construam seus próprios caminhos com a informática e educação, priorizando a produção do conhecimento.

Biografía del autor/a

Adão Caron Cambraia, IF Farroupilha

Professor do Curso de Licenciatura em Computação

Publicado

2015-02-17

Cómo citar

CAMBRAIA, A. C. A PRESENÇA DA CULTURA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 23, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/7307. Acesso em: 21 nov. 2024.