PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMATICA NA BAHIA: AS CONTRIBUIÇÕES DE ISAÍAS ALVES E DE MARTHA DANTAS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i2.243260
Palavras-chave:
Bahia, Professores de matemática, Profissionalização, Isaías Alves, Martha DantasResumo
Apresento Isaías Alves, educador baiano de projeção nacional, crítico do ensino profi ssional praticado nas faculdades de medicina, de direito e nas escolas de engenharia, defensor da criação das universidades e precursor da profi ssionalização do magistério secundário. Suas idéias materializaram-se na Faculdade de Filosofi a da Bahia, da qual foi seu fundador e primeiro diretor, onde funcionou desde 1943, dentre outros, o primeiro curso especializado e exclusivo de formação de professores de matemática, no qual formou-se Martha Dantas, em 1947, e sob a infl uência das idéias pedagógicas de Isaías Alves, tornou-se líder do processo de profissionalização das professoras de matemática na Bahia. Concluo comparando a formação matemática propiciada na Bahia com a formação da Faculdade Nacional de Filosofi a do Rio de Janeiro e da Faculdade de Ciências e Letras de São Paulo, mostrando que as diferenças expressaram os diferentes projetos políticos e educativos implantados nessas instituições.
This paper introduces Isaías Alves, a prominent Brazilian educator born in Bahia who criticized the teaching practiced in law, medicine and engineering schools. Isaias Alves supported the creation of universities and technical high school courses in Brazil. He was the founder and the fi rst dean of the Faculty of Philosophy in Bahia, where since 1943 a number of courses were offered including the fi rst and exclusive math teacher education course from which Marhta Dantas graduated in 1947. Under Isaias Alves´s infl uence and pedagogical ideas, Martha Dantas led the process of professionalization of math teachers in Bahia. The paper concludes with a comparison between the math education offered by the National Faculty of Philosophy in Rio de Janeiro and the Faculty of Sciences and Languages in São Paulo, which demonstrates variations between the different political and educational projects of the two institutions.
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