O CONTRIBUTO DOS JORNALISTAS PORTUGUESES PARA A REVISTA INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E TURISMO (1970-1973), DO GABINETE TÉCNICO DA SECRETARIA DE ESTADO DA INFORMAÇÃO E TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.20i1.0005
Palavras-chave:
Informação, Cultura Popular e Turismo, jornalismo, jornalistasResumo
Por que é que a revista Informação, Cultura Popular e Turismo, editada entre 1970 e 1973 pelo Gabinete Técnico da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, um organismo governamental, deu atenção ao jornalismo, isto é, à Informação? Talvez porque, ao tempo, o jornalismo atravessava um processo de transformação e modernização que acentuava a sua relevância social e, como tal, era motivo de reflexão. Este trabalho teve, assim, por objetivo descrever, através de uma análise qualitativa do discurso, os conteúdos sobre jornalismo, publicados por jornalistas em Informação, Cultura Popular e Turismo, determinando: (1) quais os assuntos abordados pelos jornalistas que colaboraram nessa publicação, quando em questão estava o jornalismo; e (2) quais os enquadramentos simbólicos construídos discursivamente. Concluiu-se que os jornalistas que escreveram nas páginas de Informação, Cultura Popular e Turismo as suas reflexões acerca do jornalismo contribuíram para a construção do Pensamento Jornalístico Português.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).