O ESPORTE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA ESCOLA
Palavras-chave:
Esporte na escola, Experiências dos alunos, Ensino fundamental.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação da UEPG/PR. O objetivo é evidenciar alguns elementos básicos sobre as vivências e experiências que os alunos apresentam sobre o esporte nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo, como instrumento para a coleta de dados foi utilizado o questionário aberto. A análise dos dados tem seus pressupostos na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Por meio do artigo, pretendemos contribuir com reflexões e discussões para o ensino do esporte escolar numa perspectiva pedagógica e educativa por meio do olhar dos alunos. Assim, concluímos que a intervenção pedagógica dos professores de Educação Física pode ser ressignificada, acreditando na perspectiva de que o esporte seja reinventado na escola a fim de que seja mais educativo para as necessidades e expectativas dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).