AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SOCIEDADE PARA DOCENTES DO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar as representações sociais sobre gênero e sexualidade para os professores do Programa de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participaram da pesquisa 15 de um total de 20 docentes que incorporam o quadro do programa de Pós-graduação, contabilizando 75% da amostra total. O método utilizado foi a Teoria do Núcleo Central. Aplicou-se um questionário com a palavra-estímulo “ideologia de gênero”. Através do software Iramuteq foram obtidos os resultados e as análises da pesquisa. Identificou-se a aproximação entre dois termos – igualdade e desigualdade – como representantes do núcleo central, demonstrando um paradoxo, em que duas palavras consideradas contraditórias apresentam um mesmo sentido. Constatamos na pesquisa que as representações sociais dos participantes da pesquisa apontam para a busca da igualdade e a busca de direitos civis em contraposição ao conservadorismo e ao preconceito.
Palavras-chave: Representações Sociais; Ideologia de Gênero; Teoria do Núcleo Central.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).