A UNIVERSIDADE E O SEU PAPEL PARA A PROMOÇÃO DA PAZ: A EXPERIÊNCIA DA AÇÃO DE EXTENSÃO DE YOGA E CULTURA DE PAZ NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
O artigo busca refletir sobre a ação de extensão intitulada “Yoga e Cultura de Paz na FACED”, pertencente ao Projeto de Extensão em Cultura de Paz na FACED: Ações de Educação, Espiritualidade e Saúde, coordenado pela Prof. Dr.ª Kelma Socorro Lopes de Matos, como uma iniciativa promotora da paz e da saúde mental, nos âmbitos individual, interpessoal e coletivo. A investigação qualitativa se baseou na pesquisa ação, utilizando para este artigo, dois questionários como instrumentos para a obtenção de dados. O objetivo do trabalho é entender como o yoga pode promover uma cultura de paz no ambiente, minimizando ou sanando os problemas e dificuldades relacionados a esse local, como o estresse psicoemocional da comunidade acadêmica. Os resultados mostram que tal prática integrativa, de fato, auxilia os seus praticantes a lidarem com momentos difíceis e buscar o autoconhecimento como forma de desenvolver uma vida equilibrada através da união entre saúde física, mental e emocional.
Palavras-chave: Cultura de Paz. Ação de Extensão. Yoga. Espiritualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).