Máscaras de Perséfone: a imagem da morte em O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.105113
Palavras-chave:
Lygia Bojunga Nunes, morte, leitor implícitoResumo
O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos estéticos no leitor implícito, mediante análise da representação da morte nas obras infanto-juvenis brasileiras O Sofá Estampado e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes. Para tanto, tomaremos como viés crítico a Estética da Recepção formulada por Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito propugnada por Wolfgang Iser. Em consonância com o estudo proposto, observamos, em ambas as obras, que a morte, além de configurar-se como tema, surge como própria personagem da trama, responsável por gerar um misto de prazer e estranhamento no leitor.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).