EMPODERAMENTO: POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PONTA GROSSA-PR. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.21i1.0009.
Palavras-chave:
assistência social, empoderamento, protagonismo, prática profissional, equipe interdisciplinar.Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre os limites e as possibilidades da prática profissional da equipe interdisciplinar dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e contribuir para o favorecimento do processo de empoderamento das famílias atendidas nessa instituição. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo contexto empírico foram os CRAS situados no Município de Ponta Grossa-PR. A pesquisa, realizada entre os anos de 2009-2010, desenvolveu-se por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, estudo documental, observação, entrevista semi-estruturada com seis profissionais de Serviço Social, dois de Psicologia e dois de Pedagogia, e análise de depoimentos, tendo como referência as categorias centrais da pesquisa, as quais são: empoderamento, família, assistência social, prática profissional e equipe interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).