AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA OBESIDADE INFANTIL NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0005

Autores

  • Teófilo Antonio Máximo Pimenta
  • Igor Moreira Dias Pereira

Palavras-chave:

Obesidade. Violência urbana. Tratamento multiprofissional. Crianças.

Resumo

A obesidade é classificada como epidemia, seu crescimento, especialmente entre crianças brasileiras, está associada a fatores ambientais, como: a globalização, ao processo de urbanização, a violência urbana e aodesenvolvimento tecnológico. Desta forma, utilizando um método descritivo e qualitativo o objetivo deste estudo foi discutir os fatores ambientais da obesidade infantil, analisar o processo de estigmatização social da obesidade, apontar as várias formas de violência que o indivíduo obeso enfrenta na sociedade contemporânea brasileira e apresentar as contribuições de uma equipe multiprofissional de intervenção da doença em questão. Por fim, o presente artigo apontou que entre as crianças obesas há um demasiado consumo de produtos industrializados, horas em frente à televisão e o videogame, ritmo de vida acelerado, poucas políticas públicas e privadas de estímulo à atividade física. As intervenções da equipe multiprofissional trouxeram contribuições nos aspectos biológicos, psicológicos e sociais das crianças em processo de tratamento da obesidade.

Biografia do Autor

Teófilo Antonio Máximo Pimenta

Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

PIMENTA, T. A. M.; PEREIRA, I. M. D. AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA OBESIDADE INFANTIL NO CONTEXTO DE VIOLÊNCIA URBANA. Doi:10.5212/PublicatioCi.Soc.v.22i1.0005. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 53–63, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/6075. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Violência Urbana - Volume I