É DIFÍCIL SER HOMEM: A (DES)CONSTRUÇÃO VISUAL DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NO FILME BRUNO

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

Resumo

As imagens e conteúdos midiáticos estabelecem distinção entre aquilo que é exclusivo para homens e aquilo que é adequado para as mulheres, desconsiderando outras combinações. O objetivo deste artigo é problematizar as representações de gêneros, com ênfase na masculinidade, e destacar a necessidade de propiciar discussões sobre gêneros no espaço escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos Estudos Culturais e analisamos o Filme Bruno (2000), que apresenta a história de um menino de oito anos que, por preferir trajar vestido, não se encaixa nos padrões de masculinidade aceitos socialmente. Observamos que o filme retrata a discriminação daqueles/as que se desviam do hegemônico, assim como o despreparo pedagógico para reflexões de gêneros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Vinícius Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá e do Instituto Federal de Educação do Paraná - Campus Paranavaí. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-15

Como Citar

BALISCEI, J. P.; STEIN, V. V. É DIFÍCIL SER HOMEM: A (DES)CONSTRUÇÃO VISUAL DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NO FILME BRUNO. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/8256. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos