MAGISTÉRIO E SEUS DILEMAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Magistério, formação de professores, currículoResumo
A discussão sobre o magistério é recorrente no debate educacional. Antonio Nóvoa alerta para o contexto contemporâneo, comum a diversos países. Há um conjunto de retóricas políticas e científicas que delongam sobre as mais variadas necessidades para o magistério, bem como à sua formação, com o objetivo de for-necer respostas às demandas sociais emergentes. Este trabalho constata a com-plexidade de discursos paradoxais, cujo resultado é perfeitamente inócuo frente às mudanças profundas da sociedade e às exigências que as transformações mais recentes na organização do capital efetuam em relação aos projetos de educação que se colocam no contemporâneo. Tece, pois, considerações sobre o magistério frente aos dilemas impostos pelo contemporâneo e advoga a favor do currículo pautado na pedagogia da incerteza, em relação às ditas verdades científicas ou filosóficas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).