RELAÇÕES DE GÊNERO, MÍDIA ESCRITA E CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO NAS REVISTAS TRIP E TPM. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0007
Palavras-chave:
relações de gênero, mídia escrita, contemporaneidadeResumo
Com o decorrer do tempo houve grandes avanços teóricos nos estudos de gênero. Porém, na prática, nossa sociedade continua dividida em duas. Assim, as categorias universais de ser/estar no mundo continuam estáticas e uma das variáveis que tornam esta situação invariável é a mídia. Considerando isto, propusemo-nos a ler criticamente, sob o referencial da Análise de Discurso, duas revistas, voltadas cada uma para um dos sexos, e perceber de que forma seus conteúdos expressam as relações de gênero. Com isto, percebemos um discurso sexista fragmentado, estando este já cristalizado na publicação de duas revistas diferentes, TRIP e TPM, assim como na confi guração das matérias de cada uma, em suas capas e até mesmo nos ensaios fotográfi cos. Desta forma, os conteúdos veiculados por cada uma das revistas e para cada um dos sexos são muito diferentes e carregam posições aparentemente imparciais, mas fundamentalmente implicadas com antigos padrões de pensamento e conduta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).