MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: BREVE ANÁLISE ECONÔMICA DA COPA DO MUNDO (FIFA)

Autores

  • Elaine Carvalho de Lima
  • Calisto Rocha de Oliveira Neto
  • Érica Priscilla Carvalho de Lima

Resumo

A realização de megaeventos tem se tornado uma estratégia bastante utilizada, já que a promoção destes eventos pode contribuir para o desenvolvimento de uma região e estimular as relações com outros países. Neste contexto, a Copa do Mundo FIFA é um dos maiores megaeventos esportivos mundiais, pois é notória a relevância desse evento na sociedade. Assim, o presente trabalho busca realizar uma análise da Copa do Mundo FIFA destacando seus aspectos econômicos e sociais. A metodologia do trabalho é baseada em pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, buscando fazer uma análise do conhecimento da área de megaeventos e, sobretudo, direcionada a uma melhor contribuição dos seus impactos. Em suma, o custo de um evento não pode ser medido pela quantidade de recursos necessários para executá-lo, mas pelo valor que a sociedade perderá se esse investimento fosse alocado para um melhor projeto público.

Biografia do Autor

Elaine Carvalho de Lima

Doutoranda em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e graduada em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Calisto Rocha de Oliveira Neto

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em economia pela UFRN.

Érica Priscilla Carvalho de Lima

Doutoranda em economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2017-10-11

Como Citar

LIMA, E. C. de; OLIVEIRA NETO, C. R. de; LIMA, Érica P. C. de. MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: BREVE ANÁLISE ECONÔMICA DA COPA DO MUNDO (FIFA). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 269, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/9828. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Esporte, Lazer e Sociedade